A AGS apoia a implementação de metodologias para a redução de água não faturada nos sistemas de distribuição de água contribuindo para a otimização dos recursos ambientais e a eficiência económica das entidades gestoras.
A solução compreende as seguintes atividades:
Elaboração de diagnóstico dos sistemas de abastecimento de água
Elaboração de planos de intervenção para redução de água não faturada
Avaliação de desempenho dos sistemas de abastecimento de água
Monitorização de variáveis hidráulicas
Gestão do parque de contadores
Modelação hidráulica da rede
Capacitação técnica das equipas operacionais
Implementação de soluções tecnológicas:
Monitorização de variáveis hidráulicas em tempo-real
Gestão integrada de contadores
Avaliação de desempenho
Balanço hídrico
Suporte à reabilitação de sistemas de abastecimento de água
Apoio às atividades operacionais de controlo de perdas de água:
Setorização da rede
Deteção ativa de fugas
Programas de inspeção de elementos de rede
Benefícios
Redução dos volumes de água não faturada (perdas reais, perdas aparentes e consumo autorizado não faturado)
Otimização da gestão das redes de abastecimento de água
Aumento da capacitação técnica das equipas
Experiência
Desenvolvimento de projetos com vista a redução de água não faturada nas suas componentes de perdas reais, perdas aparentes e controlo de consumo autorizado não faturado.
Plano de redução de água não faturada
6Entidades Gestoras nacionais
4Entidades Gestoras internacionais
951milhões m3/ano de água produzida
15.751km de rede
2.165.774utilizadores
Controlo operacional de perdas
4Entidades Gestoras nacionais
2.4milhões m3 de redução de água não facturada
2.240km de rede
69.000utilizadores
Monitorização de caudais
12Entidades Gestoras
494Zonas de Medição e Controlo
1.378Medidores
9.497km de rede
Case Study
Redução de Água Não Faturada no Chile
Com vista à redução da Água Não Faturada (ANF), a AGS coordena um projeto onde implementou um modelo de gestão eficiente dos sistemas de abastecimento de água em duas Entidades Gestoras Chilenas que apresentavam um nível elevado de água perdida no sistema, um nível baixo de medição de caudal na rede e contadores muito antigos, responsáveis pela incorreta medição dos consumos dos clientes.
Devido aos diversos constrangimentos existentes, houve uma grande urgência em reduzir os níveis de perdas de águas nas entidades. Assim, foi implementado este projeto com a duração de janeiro de 2015 a março de 2020 e um dos principais ganhos foi a incorporação da metodologia na gestão e operação dos sistemas de abastecimento de água, permitindo diagnosticar problemas, identificar as áreas prioritárias e definir quais as ações concretas para a melhoria da eficiência hídrica, tecnológica e organizacional das entidades.
É ainda de destacar a diminuição da Água Não Faturada (ANF) das duas empresas em cerca de 8,8%, o que equivale a uma recuperação anual de 11,2Mm3 e uma redução significativa de custos para as Entidades Gestoras.
A capacidade técnica da AGS em responder ao desafio proposto foi reconhecido pelas Entidades Gestoras e seu Grupo Acionista e pelo Regulador Chileno (SISS) permitindo estabelecer uma parceria traduzida na continuidade do trabalho atual e no potencial de alargamento a novas áreas – redução de afluências indevidas a sistemas de drenagem urbana, tratamento de águas residuais e eficiência energética.
A repercussão do projeto promoveu ainda o contacto com outras Entidades Gestoras Chilenas, estando atualmente em curso um novo projeto, também focado na melhoria da eficiência hídrica dos sistemas que, em apenas 7 meses, já conta com uma redução de 3.6% nos níveis de ANF, equivalente a uma recuperação anual de 1,4 Mm3.