Notícias

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência e melhorar o desempenho do nosso site.
Para mais informações, consulte Termos e Condições e Política de Privacidade.

Clique para aceitar
08 Set 2022

As inovações que fazem ondas no futuro da água

Uma nova série de filmes disponíveis online, produzidos pela BBC, está a divulgar incríveis inovações que ocorrem em todo o setor da água, destacando os avanços tecnológicos impactantes e as formas como as comunidades se estão a reunir para proteger este precioso recurso.

Com temas trabalhados pela International Water Association (IWA) e os filmes em destaque produzidos, em nome de parceiros de conteúdo, pela BBC StoryWorks Commercial Productions, as histórias em Beneath the Surface destacam alguns dos incríveis projetos em todo o mundo destinados a garantir este elemento essencial.

Sabemos que a água é fundamental para a nossa sobrevivência - no entanto, com as populações a crescer em todo o mundo e os climas a mudar, existem desafios para assegurar este recurso para o futuro. É por isso que a IWA se dedica a gerar e divulgar conhecimento, especialmente sobre o potencial da tecnologia, para garantir que as comunidades em todo o mundo possam ter acesso à água de que precisamos agora e para o futuro.

Dando um mergulho profundo no mundo da água, esta novíssima série celebra alguns dos pioneiros em todo o mundo que trabalham para manter este precioso recurso seguro - desde inspirar-se na natureza até filtrar a água em Copenhaga, passando pela monitorização do labirinto de condutas de água subterrâneas numa cidade romena, até ao redireccionamento de uma barragem hidroelétrica nas montanhas de Itália para proporcionar a uma comunidade um abastecimento de água mais fiável, estas histórias vão desde o microscópico ao vasto, mostrando o efeito de ondulação em toda a indústria da água. A valorização de cada gota de água é fundamental para preservar as enormes quantidades necessárias para sustentar as comunidades de hoje e do futuro.

O nosso filme, produzido para a AGS - Water Solutions by BBC StoryWorks Commercial Productions, conta a história de como a colaboração entre agentes do sector da água é fundamental para a transferência de conhecimentos e lições aprendidas para aumentar a eficiência na gestão urbana de um recurso tão importante como a água. Nos últimos anos, a AGS aprendeu com o meio académico e investigação e implementou metodologias comprovadas e estruturadas nas suas próprias entidades gestoras de água e água residual. O conhecimento gerado por este processo deu à AGS as ferramentas para colaborar com as entidades externas para as apoiar na melhoria do seu próprio funcionamento e eficiência. Este filme, segue o trabalho de dois colaboradores da AGS, José Miguel Maia e Pedro Ramalho, que se mudaram para Constança, Roménia. Em colaboração com a equipa em Portugal, estão a trabalhar com a entidade gestora de água RAJA para reduzir a água não faturada, estabelecendo/implementando um plano estratégico à medida, melhorando o controlo da rede e os procedimentos operacionais, formando equipas locais e implementando software especializado. Este é um projeto de 5 anos que certamente contribuirá para mitigar as perdas de água num contexto urbano. 

Beneath the Surface é lançado em www.beneaththesurfaceseries.com a 8 de Setembro de 2022, pouco antes do Congresso e Exposição Mundial da Água da IWA, e terá a duração de 12 meses.

O Dr. Kala Vairavamoorthy, Director Executivo da International Water Association, afirmou: "A água toca cada parte das nossas vidas. Como mostram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, é necessária uma grande quantidade de ação. As alterações climáticas, em particular, irão contribuir para esta necessidade. Beneath the Surface ajuda a aumentar a consciência do trabalho que continua, frequentemente nos bastidores, para assegurar o nosso futuro da água".

Simon Shelley, vice-presidente da BBC StoryWorks Programme Partnerships, afirmou: “O objetivo desta série é mostrar como o setor da água está a enfrentar o desafio de construir maior segurança, resiliência e gestão em sistemas globais de água com um fluxo constante de soluções pioneiras. Tem sido um prazer contar estas histórias, e esperamos que a série encoraje os telespectadores a considerar como podemos gerir o nosso recurso mais precioso de forma mais sensata.”

Beneath the Surface está disponível para explorar aqui - https://www.bbc.com/storyworks/beneath-the-surface/the-city-below 

Junte-se à conversa nas redes sociais através do hashtag #BeneathTheSurface.

PARTILHAR